Com forte presença em diversos países, a pesca esportiva impulsiona o turismo e a economia. Com a crescente valorização da modalidade no Brasil e a excelência da indústria náutica, o país sul-americano pode caminhar para consolidar seu potencial. O fabricante brasileiro Fishing Raptor com produção para o país e exterior é o único na modalidade "premium" para pesca esportiva.
A integração de sistemas inteligentes no setor náutico avança globalmente, com mais de 65% dos fabricantes investindo em embarcações conectadas e autônomas. No Brasil, a Armatti Yachts, focadas em lanchas premium com design superesportivo, acompanha essa transformação ao trazer soluções que utilizam alta tecnologia, como a IA, em pelo menos 90% da configuração do barco. A empresa espera aprimorar este sistema para permitir o controle remoto total das embarcações da marca ainda este ano. Soluções tecnológicas também oferecidas incluem rastreamento por GPS e ancoragem via satélite.
Com amplos espaços, acabamento premium, gerando conforto para passeios, e ultrarrápida para aventuras, a nova Fishing 510 Super Sport, conta com motorização de até 2.400hp, atingindo cerca de 140km/h. Estudo recente projeta que o mercado global de barcos de lazer aumentará de 42 bilhões em 2025 para 56 bilhões em 2032. Design e alta tecnologia estão entre as principais tendências.
O estado se firma como o maior polo náutico do Brasil ao concentrar 70% da produção nacional e ser responsável por quase 60% das exportações de barcos. Apenas o setor náutico gera para SC milhares de empregos, como também impulsiona diversas cadeias produtivas, como turismo e infraestrutura. A fabricante Armatti Yachts, com matriz na grande Florianópolis, é um dos casos de destaque global. O estaleiro produz cerca de 50 embarcações premium por ano, gera mais 150 empregos e tem planos de expansão do quadro de funcionários para os próximos anos.
A Fishing 440 Raptor leva o conceito dos superesportivos de luxo para o mar ao combinar design arrojado, potência e tecnologia de ponta em uma experiência náutica sem precedentes. A embarcação alia desempenho a um nível elevado de conforto e sofisticação, com detalhes que transformam cada passeio em uma verdadeira imersão de luxo e adrenalina, perfeita para quem busca o mesmo prestígio e exclusividade que só os ícones sobre rodas oferecem.
Com o desenvolvimento do turismo náutico e a produção crescente de barcos de lazer cada vez maiores, aliados à tecnologia, proprietários de barcos, muitos deles formados por empresários e altos executivos com jornadas de trabalhos além do tradicional, têm tido a oportunidade de viajar mais. Contar com a praticidade de ter um "escritório amplo e confortável sobre as águas", com internet via satélite, tem chamado a atenção desse perfil de público.
Fernando Assinato, CEO do fabricante de barcos de lazer das marcas Armatti Yachts e Fishing Raptor explica que o crescente interesse por uma segunda embarcação está ligado à mudança de comportamento do consumidor e a busca por experiências mais dinâmicas no mar, com barcos grandes para descanso e confraternizações e barcos mais ágeis e versáteis para atividades específicas, como mergulho e esportes náuticos. Em 2024, mais de 60% das vendas de embarcações da Fishing Raptor foram feitas para pessoas que já têm uma embarcação de maior porte. Modelos entre 35 a 51 pés foram os mais procurados.
A Armatti 340 Solarium faz sua estreia internacional no Miami International Boat Show, ao lado de modelos consagrados do grupo como a Armatti 370 Solarium, voltado ao mercado de luxo, e as Fishing 350 Solarium e Fishing 410 Solarium, barcos de alta performance sobre as águas. A participação no evento também fortalece a presença internacional do estaleiro, que recentemente anunciou a abertura de unidade de atendimento nos Estados Unidos, em Fort Lauderdale.